agenda anual de eventos

Aprenda a desenvolver uma agenda anual de eventos internos!

Sabia que a agenda de eventos internos é uma das principais ferramentas de Endomarketing? Pois é. Se o seu objetivo é implementar processos de comunicação estratégica dentro da empresa, agora é o melhor momento para colocar essa ideia em prática.

Principalmente, porque é bom aproveitar o começo de ano para se organizar, alinhar datas e dar início a uma programação. Lembre-se de que a antecipação é um requisito básico do planejamento. Esse cuidado permite que as ações sejam trabalhadas com mais eficiência e as mensagens transmitidas com maior clareza.

Pensando nisso,  vamos falar sobre a importância de ter uma agenda anual de eventos internos para estimular o crescimento dos resultados, as vantagens de investir e outras dicas.

Por que a agenda de eventos internos é importante?

colaborador é um cliente interno, ou seja, ele exerce o papel de influenciador na tomada de decisão do cliente externo. Por isso, quem está do lado de dentro deve ser o primeiro a se sentir bem com a empresa para poder representá-la à altura, concorda?

O fato de ter uma agenda anual das comemorações mais relevantes — como treinamentos, reuniões de líderes, aniversários, conferências, Dia da Mulher, Dia dos Pais e outros — faz com que o grupo fique mais relaxado no trabalho.

Ao mesmo tempo, essa satisfação é o combustível que ele precisa para se manter motivado e produzir mais. Essa técnica fortalece os vínculos entre diretoria e equipe, uma vez que os momentos de descontração incentivam a interação entre os participantes.

Por fim, é fundamental que você, como coordenador de comunicação, demonstre que valoriza o esforço daqueles que atuam no dia a dia da corporação. Assim, será visto como um líder que se preocupa com o bem-estar de todos — e não apenas um chefe que dá ordens.

Quais os principais tipos de eventos?

Uma organização com ações robustas de Endomarketing não pode deixar passar algumas datas em branco, não é mesmo? Uma delas é o aniversário da empresa, um evento especial que deve ser celebrado em confraternizações reservadas. Conheça outros exemplos:

  • conferências anuais;
  • treinamentos;
  • café com o presidente;
  • encontro de líderes;
  • dia das crianças no escritório;
  • dia aberto para família;
  • participação no showroom da empresa;
  • datas comemorativas relativas ao negócio ou aos profissionais predominantes;
  • lançamento (kick off) de projetos importantes para a companhia.

Além destes, concursos e sorteios também são excelentes ações de Endomarketing. Primeiro, porque as pessoas ganham um presente de valor que vai deixá-las mais felizes. Segundo, porque é um jeito de causar impacto positivo na mente delas.

Inclusive, você pode fazer dinâmicas para que todos deem sugestões sobre o que precisa ser melhorado na empresa, no que diz respeito à segurança do trabalho, agilidade de processos ou outros procedimentos.

Assim, com o incentivo da premiação, é possível conseguir mais engajamento e obter informações relevantes que, normalmente, não seriam compartilhadas espontaneamente.

Quais as vantagens de promover eventos?

Os eventos ajudam a disseminar a cultura da organização, pois são oportunidades de vivenciar de perto a missão, a visão e os valores do negócio que, muitas vezes, estão guardados em folders impressos ou no site da instituição.

Também são uma ótima alternativa para manter a clareza na comunicação entre os departamentos. Por exemplo, no “café com o presidente” todos têm uma boa oportunidade de se reunir, receber e transmitir informações do interesse da empresa. Isso traz menos ruído a comunicação.

Além disso, os eventos sociais aproximam as pessoas, geram um ânimo melhor e ainda favorecem o networking, essencial para a troca de conhecimentos e visualização de novas oportunidades. Manter a equipe motivada, melhorar o ambiente de trabalho e estimular o desenvolvimento profissional são outros benefícios.

Como uma agência especializada em Endomarketing pode ajudar?

Um evento precisa integrar e encantar pessoas. Para ser impactante, é fundamental planejar todas as etapas com antecedência para amarrar os conceitos. Até porque a apresentação tem que estar totalmente alinhada com o discurso ou o tipo de brinde, quando houver.

P3K Comunicação faz um Diagnóstico completo sobre a sua empresa e o mercado no qual ela está inserida. Os profissionais estão preparados para lidar de maneira estratégica com a comunicação e promoção de evento de modo personalizado, de acordo com o perfil do negócio.

Com as ferramentas certas, eles preveem datas, sugerem ideias e apresentam as propostas que são organizadas a tempo para evitar imprevistos. Normalmente, quando o gestor opta por fazer tudo sozinho, nem sempre possíveis problemas são levados em consideração.

Sendo assim, o acontecimento se torna palco para falhas técnicas de várias naturezas, como: equipamentos que param de funcionar, apresentações que travam, sonorização defeituosa e outros incidentes que comprometem o desempenho do evento.

Todos esses quesitos precisam de habilidades e conhecimentos próprios que só uma agência pode oferecer. Ela dá suporte para produção de conteúdo e peças de marketing com a identidade visual da marca para deixar tudo mais bonito e atrativo.

O grupo possui parceria com prestadores de serviços com a infraestrutura necessária para fazer o seu acontecimento se tornar memorável. Contar com uma agência garante o sucesso da comemoração e faz com que os presentes saiam positivamente transformados.

Além de tudo, essa é a saída ideal para quem deseja reduzir custos. Isso acontece por que os profissionais conhecem as melhores práticas, os fornecedores mais baratos e o caminho mais curto para executar uma ação sem desperdício de tempo e dinheiro.

Como você viu, é extremamente importante planejar as ações de Endomarketing com antecedência, principalmente quando se trata de atração. Afinal, quando chega o dia D, toda a infraestrutura deve estar montada e preparada para receber os convidados.

Criar uma agenda de eventos internos para o ano todo não requer apenas a marcação de datas relevantes, mas uma sequência de atividades que resultam em ferramentas, fornecedores, aplicação de identidade visual e conhecimento para encantar pessoas.

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