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7 ações de endomarketing que aumentam o engajamento e a produtividade

7 ações de endomarketing que aumentam o engajamento e a produtividade

Você já ouviu falar de endomarketing? Esse conceito está relacionado, basicamente, ao marketing interno de uma empresa. São as estratégias do marketing tradicional adaptadas e aplicadas no ambiente interno de uma instituição, voltadas para a satisfação dos colaboradores. Neste artigo, você verá 7 ações de endomarketing que aumentam o engajamento e a produtividade.

Apesar de ser muito importante, vários gestores ainda não reconhecem essa estratégia. No entanto, ela se mostra cada vez mais significativa para as empresas conquistarem o sucesso e melhorarem a imagem para o público externo. Portanto, em épocas de alta rotatividade de colaboradores, investir em ações de endomarketing se torna essencial, uma prioridade.

Pensando nisso, neste post abordaremos as ações nas quais sua empresa pode investir. Continue a leitura!

1. Pesquisa com colaboradores

O primeiro e mais importante passo para começar a se investir em ações de endomarketing é fazer uma pesquisa de clima organizacional e de satisfação com os profissionais. Essa etapa é realizada antes mesmo de planejar as ações propriamente ditas, pois os colaboradores são os que mais conhecem a empresa em que trabalham — e ninguém melhor do que eles para avaliar o ambiente da organização.

Dessa forma, é necessário descobrir se eles se sentem reconhecidos e motivados e saber quais os tipos de benefícios que gostariam de receber. É fundamental conhecer seus hábitos e preferências para só depois traçar ações que tenham a ver com o perfil da instituição. De nada adianta marcar um happy hour em um bar com o objetivo de integrar os membros do seu time se eles não consomem álcool, por exemplo.

Com os resultados das pesquisas em mãos, fica mais fácil criar ações que trarão os resultados esperados. No entanto, atente-se em tornar essa pesquisa uma tarefa recorrente, com o objetivo de comparar os resultados e avaliar a eficiência das ações executadas.

2. Eventos para o público interno

Palestras, cafés da manhã, workshops, entre outros eventos motivacionais voltados para o público interno tendem a trazer ótimos resultados. Você pode, por exemplo, realizar um encontro mensal cujo assunto varia a cada edição. Selecione aqueles conteúdos que mais interessam o seu público interno e faça debates e dinâmicas com o objetivo de os colaboradores interagirem e pensarem “fora da caixa”.

Às vezes você nem precisa pensar em eventos de assuntos muito complexos, bastando escolher atividades que estimulem a criatividade para que os colaboradores se sintam mais engajados com as metas da empresa e motivados a trabalhar por bons resultados.

3. Comunicação Interna

Não importa o tamanho de sua empresa: é essencial que se tenha uma maneira estruturada de comunicação interna. Informações institucionais e avisos importantes precisam ser repassados de forma sistematizada para toda sua equipe.  Não importa o formato — seja jornal mural, e-mail, intranet, grupos de WhatsApp ou ferramentas de diálogo, como o Slack. É essencial que as pessoas saibam onde encontrarão informações sobre o local em que trabalham.

Além disso, quanto mais transparentes as informações, melhor. Deixe sua equipe ciente de tudo que está ocorrendo na empresa: se está atingindo as metas, se os resultados estão dentro do planejado e se as principais ações estratégicas de planejamento estão sendo eficientes, por exemplo.

 

Caso haja canais de comunicação bilaterais, melhor ainda. O colaborador deve saber como e onde se comunicar com sua empresa, para que direcione de maneira efetiva as perguntas e dúvidas, além de dar sugestões de melhoria e contar com a realização de sucesso do seu time.

4. Ações de integração

Ações de endomarketing que envolvem a integração do colaborador são muito eficientes para o sucesso dessa estratégia. Elas servem mais do que para apenas integrar os profissionais com a empresa, mas também entre eles próprios, aproximando e fortalecendo o espírito de equipe. Ou seja, faça happy hours, comemorações de aniversariantes do mês ou um almoço surpresa por alcançar determinada meta.

Caso seu time goste de assistir filme, leve-os ao cinema ou até mesmo promova uma sessão dentro da própria empresa. Se futebol for um tema constante nos intervalos da empresa, marque uma tarde no estádio ou uma reunião para assistir a um clássico.

Como dito, ritos para comemorar as conquistas são importantíssimos para a integração. Faturou uma conta difícil? A empresa ganhou um prêmio? Reúna a equipe e comemore com todos que ajudaram, direta ou indiretamente.

5. Política de benefícios

Você sabia que a política de benefícios de sua empresa pode ir muito além daqueles obrigatórios, como vale-refeição, vale-transporte e plano de saúde? É possível oferecer auxílio a cursos de capacitação, incentivar a prática de esportes, oferecer descontos em restaurantes e academias, além de estimular atividades culturais. Ofereça, também, dias de folgas e outros tipos de benefícios com o objetivo de engajar, motivar e reter os colaboradores.

No entanto, lembre-se que sempre é necessário consultar as leis trabalhistas, para que a política de benefícios adotada por você não esbarre em nenhum problema jurídico.

6. Colaborador destaque

Sabe aquele colaborador o que atingiu as metas, contribuiu para manter a equipe motivada e está sempre de bom humor, esforçando-se pelo melhor de sua empresa? Reconheça! Você pode fazer o destaque semanal, mensal ou trimestral, de acordo com a disponibilidade financeira de sua empresa.

Para o profissional que mais se destacou naquele período, ofereça bonificações com o objetivo de motivá-lo a sempre estar entre os melhores de sua equipe.

7. Criar um ambiente inspirador

Estabelecer um ambiente inspirador é dever de todos os colaboradores, seja o gestor ou o estagiário. Planeje os espaços, a sinalização e a decoração da empresa de maneira que os colaboradores se sintam em um local acolhedor e motivador. Pense no que a empresa pode oferecer aos seus profissionais — área para descanso, salas de coaching e treinamento e locais para alimentação são alguns dos exemplos que motivam o dia a dia do colaborador.

Deixar a identidade visual da marca expressa nos ambientes da instituição também é fundamental. Assim, os colaboradores tendem a absorver a forma com que a empresa costuma se comunicar. Nos espaços de descanso, deixe as cores da empresa sempre em destaque, além de prêmios e fotos expostas.

Como você pôde perceber, investir em ações de endomarketing é essencial para o sucesso do engajamento de sua equipe. No entanto, é necessário se planejar e ter a consciência do que combina com o perfil de sua empresa e quais serão as atividades que mais contribuirão para o sucesso do profissional dentro da instituição.

O que achou deste conteúdo? Para se aprofundar um pouco mais sobre esse assunto, confira como o endomarketing favorece programas de desenvolvimento profissional neste nosso outro artigo. Boa leitura!

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