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Como mensurar os resultados de uma estratégia de Endomarketing? Entenda!

Como mensurar os resultados de uma estratégia de Endomarketing? Entenda!

Quando temos em mãos o trabalho de comunicar, é comum nos apoiarmos em conceitos subjetivo para saber o que dizer e entender como o que dissemos afeta as pessoas. Entretanto, será que não existe uma forma de analisar o retorno de uma estratégia de Endomarketing de forma mais objetiva?

Neste artigo, nós queremos discutir sobre resultados de estratégia de Endomarketing, e como mensurar o desempenho em dessas ações pode ser a chave para uma empresa mais comunicativa e produtiva. Vamos lá?

A importância em medir resultados de estratégia de Endomarketing

Pense em uma ação de Marketing regular, para o público externo. O que se espera de um planejamento de campanha? Por alto, podemos citar a definição de um público-alvo, uma buyer persona, a definição dos canais mais apropriados e, claro, como a empresa medirá o sucesso do investimento — como um aumento na taxa de conversão, awareness de marca ou até aumento de ticket médio naquele perfil definido.

Se essa é uma prática comum e bem estabelecida, por que a última parte desse planejamento fica de fora em muitas campanhas de Endomarketing? É algo estranho de se pensar, sendo que menos da metade dos responsáveis pela Comunicação Interna fazem a análise de qualquer tipo de indicador de performance.

Mesmo que, as vezes, não haja uma função mercadológica direta, a mensuração de resultados no Endomarketing é fundamental para otimizar suas ações de motivação e agilidade de processos dentro da cadeia produtiva. É uma forma de entender o que deu errado e apostar nas ações que mais dão certo. É trocar o subjetivo por objetivo. Pode parecer difícil, entretanto, como tudo em um ambiente empresarial, nada pode ser melhorado se não for medido.

Os principais indicadores a serem analisados

Então, como definir esses indicadores de performance para qualificar suas campanhas de Endomarketing? Os números e a forma como você os consegue podem variar muito de empresa para empresa, mas o ideal é seguir uma linha lógica que permita a implementação de uma metodologia de medição confiável. Veja os indicadores mais comuns a serem coletados e analisados:

Adequação de processos

Os efeitos da Comunicação Interna são facilmente sentidos pela cadeia produtiva quando sua eficiência é quantificada. A melhor abordagem aqui é fazer um levantamento objetivo de produtividade — alguns exemplos são horas gastas em cada etapa de produção ou quantos funcionários são alocados para uma mesma função.

A partir daí, é só comparar a mudança nos processos que foram abordados pelo Endomarketing. Se houver uma adequação satisfatória e uma otimização do trabalho, significa que a transmissão e o entendimento das mensagens estão sendo feitos da melhor forma possível.

Motivação produtiva

A motivação profissional pode parecer uma métrica subjetiva, mas sua consequência é um aumento objetivo na produtividade geral da empresa. Pessoas motivadas produzem mais e esse é um indicador para ficar de olho. Sem contar, claro, nas pesquisas e entrevistas com o próprio corpo de profissionais que darão insumos para quantificar satisfação e bem-estar.

Eficiência dos canais de comunicação

Essa é uma análise básica a ser feita dentro das empresas, por isso, é impressionante o quanto ela é ignorada por responsáveis em CI. Não basta definir os canais de comunicação mais apropriados para seu público, é preciso medir sua eficiência de uma ponta a outra.

Isso significa investigar se sua mensagem está chegando a todas as pessoas, se a periodicidade é suficiente ou intrusiva, se a informação chega de forma organizada e pertinente a cada profissional.

Resultados externos

Sabia que você também pode usar os resultados de mercado para definir o sucesso das suas campanhas de Endomarketing? Busque com outros gestores da empresa relatórios sobre aumento ou diminuição de custos relativos ao lucro, à satisfação de clientes que entram em contato com o serviço e até à quantidade de vendas.

Muitas vezes, um problema ou um sucesso repentino no fim da cadeia produtiva é reflexo de uma mudança de atitude ao longo dos processos. Ter esses números ajuda a identificar quais departamentos estão melhorando sua produtividade, quais estão causando problemas e, assim, investigar com mais confiança como tornar a Comunicação Interna mais eficaz para a empresa.

Dicas para transformar indicadores em novas estratégias

Criando esses indicadores de performance, fica muito mais fácil ajustar estratégias de Endomarketing e otimizar a produtividade profissional. Entretanto, ter esses números não é sua única função. Para motivar você a fazer uma reformulação na CI, deixamos estas dicas para transformar resultados em planejamento para o futuro:

Aproxime-se de todos os departamentos

A sua comunicação ajuda em tudo na empresa, até a melhorar a própria Comunicação Interna. Muitos desses indicadores dão resultados mais ricos quando confirmados pessoalmente, com entrevistas e pesquisas que envolvam todos os departamentos. Nunca pare de buscar nos profissionais as grandes ideias para facilitar suas próximas campanhas.

Aposte em influenciadores internos

Em toda empresa existem aqueles profissionais com perfil maior de liderança e motivadores de equipe. Identifique essas pessoas e torne-as aliadas. Elas podem fazer a ponte entre o departamento de Comunicação e os outros setores, proporcionando insights melhores sobre como lidar com seus canais de Endomarketing.

Busque inovar na comunicação

As formas como nos comunicamos vêm mudando muito rápido desde que a internet se popularizou. Há dez anos, o Orkut era uma novidade e agora apps, como o Whatsapp, conectam-nos a dezenas de pessoas instantaneamente.

Ficar de olho nesses novos canais é fundamental para manter suas campanhas de CI relevantes ao longo do tempo, além de que eles apontarão ajustes necessários com tempo suficiente para que você se prepare.

Procure ajuda especializada

Mesmo que seja possível criar e gerir esses indicadores de performance internamente, que tal procurar ajuda terceirizada para lidar com essa estratégia? A vantagem de buscar uma parceria especializada é ganhar expertise no diagnóstico e ajuste de estratégias de Endomarketing, além de definir os melhores indicadores e como medi-los no caso específico da sua empresa.

Afinal, a subjetividade da comunicação não pode ser uma desculpa para não medir os resultados de estratégia de Endomarketing. Quanto mais bem desenhada for uma campanha pensando em produtividade, performance e otimização, mais fácil será entender os erros e corrigi-los para ter mais sucesso.

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