• P3K
  • Em tempos de crise a Comunicação Interna pode falar sobre economia sustentável

Em tempos de crise a Comunicação Interna pode falar sobre economia sustentável

Em tempos de crise a Comunicação Interna pode falar sobre economia sustentável

 

Não são tempos fáceis para a economia brasileira. A previsão é de inflação de 5,98% em 2016, com retração expressiva de PIB – Produto Interno Bruto, segundo o Boletim Focus, do Banco Central (BC). Porém, em tempos de crise a Comunicação Interna pode falar sobre economia sustentável.

Apertar os cintos já é rotina nos lares e empresas brasileiras e a situação ainda não melhora para o próximo ano. Como fazer o funcionário compreender a situação atual da economia e engajar-se, ajudando a empresa a enfrentar esse cenário? Contando com a Comunicação Interna.

Além da diminuição do consumo em si, que já deixa em alerta toda a sociedade, os funcionários ficam inquietos para receber o décimo terceiro, vender as férias, pegar empréstimos com desconto em folha de pagamento, sem contar o uso do cheque especial e rotativo do cartão de crédito, que atualmente cobra mais de 300% de juros ao ano.

Essas atitudes estão longe do ideal de uma economia sustentável, uma preocupação cada vez mais crescente dentro das empresas, que tem tudo a ver com a responsabilidade social, que deve começar junto aos próprios funcionários.

A organização pode investir, por meio da Comunicação Interna, em campanhas de educação financeira, que ensine os funcionários a lidar com a crise tanto na vida pessoal quanto na empresa. Esse link é importante para a conscientização de que o lado financeiro, independentemente da quantidade de dinheiro que envolva – seja uma multinacional ou a mesada do filho -, necessita de atenção e cuidado especial em tempos difíceis.

Explicar a crise de forma transparente, sem subjugar o funcionário, é o primeiro passo. Em seguida, oferecer material explicativo sobre como funciona o 13º, dicas de como usar melhor o adiantamento do benefício, deixar claro os benefícios de poupar no lugar de adquirir um novo empréstimo, por exemplo, são soluções simples, mas que trazem informações necessárias capazes de ajudar a todos. Junto a isso, podem entrar também as necessidades de economia dentro das operações da empresa, assim organização e cidadão se desenvolvem e ultrapassam a crise juntos.

Sempre é bom levar em consideração também o apoio visual de uma campanha. É importante contar com profissionais de design para que a informação fique ainda mais atrativa e possa atingir os objetivos a que se destina. Uma agência especializada em Comunicação Interna pode ajudar tanto na produção de conteúdo, quanto propor layout adequado e visual atraente para uma campanha de sucesso.

Artigo publicado no site da Aberje.
Aproveite para conferir e acompanhar as nossas redes sociais (LinkedIn e Instagram) para ficar por dentro de todas as nossas ações, novidades e cases.
No nosso blog, você fica por dentro de todo o universo da Comunicação Interna e confere diversas dicas de como implementar uma cultura organizacional eficiente e estratégica.

Quer transformar a Comunicação Interna da sua empresa?

Great Place To Work
Logo P3K