• P3K
  • Gestão de conteúdo na Comunicação Interna vai além da produção de textos

Gestão de conteúdo na Comunicação Interna vai além da produção de textos

Gestão de conteúdo na Comunicação Interna vai além da produção de textos

 

Gestão de conteúdo na Comunicação Interna vai além da produção de textos. O que não falta nas empresas da atualidade são meios disponíveis, canais, para a veiculação de informações. TV Corporativa, e-mail, mural, revista corporativa, blog, intranet, redes sociais e smartphones. Seja o meio impresso ou digital, escolher com cuidado as palavras que vai usar e o layout em que essas mensagens serão apresentadas é ponto crucial para atingir os objetivos da Comunicação Interna.

Temos todas as ferramentas e meios à disposição, mas será que somos capazes de utilizá-las de modo a produzir sentido?

A comunicação que deve ser estabelecida com os públicos internos passa por algumas fases de definição. Depois de saber quem é esse público com o qual devemos nos comunicar vem a fase de planejamento de conteúdo: o que devo falar com esse público, de que forma, por quais meios?

É aí que entra a Gestão de Conteúdo.

Muito além da redação de textos, a Gestão de Conteúdo se compromete a definir mensagem e códigos de acordo com os meios disponíveis, que por sua vez são escolhidos com base no público que será impactado. Não adianta, por exemplo, enviar e-mail para profissionais que não usam a internet no seu trabalho, ou colocar informações num jornal mural por onde ninguém passa!

O esforço da comunicação interna nas empresas é de produzir significado, despertar uma atitude, formar opiniões que resultem na construção da identidade da empresa, uníssona apesar da pluralidade dos indivíduos.

Tendo o conhecimento do público e analisando os canais disponíveis, inicia a saga pela forma de apresentação da mensagem. Selecionamos o que é relevante para cada público/canal de comunicação. A partir daí, selecionamos linguagem e imagens que dialoguem com o indivíduo, demonstrem a intenção de ação, sem muito espaço para interpretações, dependendo da estratégia. No caso de um teaser, por exemplo, a intenção de ação é velada num primeiro momento, mas na sequência o projeto deve deixar clara a mensagem que quis explicitar.

O desafio de manter colaboradores alinhados ao planejamento estratégico da empresa é contínuo. Dificilmente uma campanha de posicionamento de cultura/identidade surtirá efeito sendo veiculada esporadicamente.

Os resultados mais profundos da comunicação interna são medidos pela satisfação do colaborador, engajamento e senso de pertencimento. Conceitos tão abstratos levam tempo para ser enraizados e precisam de manutenção recorrente. O cuidado com o texto e a composição das mensagens, assim como o reforço constante, é o que garante que o colaborador tenha confiança na mensagem e internalize os conceitos.

Ter a carteira assinada não transforma um colaborador em parte da empresa, isso se dá a partir da absorção de mensagens coerentes e claras das ideologias da companhia, na transparência do “jeito de ser”. É papel da Comunicação Interna alinhar os três elementos principais de uma empresa – negócio, planejamento estratégico e colaborador – a fim de fomentar a compreensão dos conceitos e significados que vão balizar ações dentro da empresa e fazer com que o comportamento dos colaboradores siga de forma natural.

 

Aproveite para conferir e acompanhar as nossas redes sociais (LinkedIn e Instagram) para ficar por dentro de todas as nossas ações, novidades e cases.
No nosso blog, você fica por dentro de todo o universo da Comunicação Interna e confere diversas dicas de como implementar uma cultura organizacional eficiente e estratégica.

Quer transformar a Comunicação Interna da sua empresa?

Great Place To Work
Logo P3K