O papel da comunicação interna na sustentabilidade

A sustentabilidade é um diferencial que passou a ser algo obrigatório nas empresas, tanto nas ações internas quanto externas. Hoje em dia, seu papel é fundamental no plano de negócios. Nos calendários anuais de campanhas internas, são comuns ações direcionadas à disseminação de conceitos, filosofias e atitudes sustentáveis, que, na maioria dos casos, estão amarradas a uma data relacionada a essa temática, como o Dia da Árvore, Dia Mundial da Água, Dia do Planeta Terra, Dia Mundial do Meio Ambiente, entre outros.

O diálogo com outros setores da organização é de extrema importância para a elaboração dessas campanhas. Somente assim é possível promover a sustentabilidade em todas as ações e discursos da empresa. Mostrar o engajamento dos stakeholders é fundamental e faz parte das ações internas, bem como atitudes que provem que a sustentabilidade não é um mero discurso.

A empresa está no caminho certo quando se mostra sustentável por meio do exemplo, integrando o olhar da sustentabilidade aos canais de comunicação corporativa.

O resultado de ações sustentáveis é positivo para todos os envolvidos. Atualmente, há a busca pela satisfação de contribuir, e o papel das empresas é dar essa abertura. As áreas de comunicação interna devem atuar como facilitadores desse processo, contribuindo com elaboração de campanhas participativas, mostrando a importância do engajamento da liderança e alinhando a comunicação sustentável em todos os segmentos da empresa, fazendo com que ela esteja presente no dia a dia das pessoas.