17° Congresso Anual Comunicação Interna

Como sabem, de segunda a quarta-feira participamos do 17° Congresso Anual Comunicação Interna. Foram dias de aprendizado, muita troca de ideias, networking, sorteio de brindes bacanas e coffee-breaks para tirar todos da dieta!

Na segunda-feira, assistimos ao seminário pré-congresso, um dia dedicado à mensuração de resultados e abertura da “caixa preta” da comunicação interna. Contamos com a presença de alguns profissionais da área de pesquisa, estudos institucionais e planejamento. Ao final do dia, um dado alarmante chocou todos: nas grandes empresas, instituições e corporações, os gestores dedicam (apenas) de 5% de seu tempo diário à gestão de sua equipe. Ou seja, um tempo ínfimo! Temos muito trabalho pela frente

A terça-feira contou com uma variedade de painéis. Ouvimos sobre determinar objetivos para a comunicação interna; alinhamento do plano de comunicação interna ao planejamento estratégico; redes sociais internas; como obter respaldo e potencializar o desempenho da área de comunicação interna; parceria com o RH; ações de integração; os desafios da internacionalização; e como construir a identidade corporativa de dentro pra fora. Sim, foi um dia intenso! E extremamente produtivo.

Na manhã do último dia, quarta-feira, aprendemos a desenvolver estratégias efetivas; como converter a liderança da empresa em um time de disseminadores da participação, dos valores e da cultura operacional; o que fazer para superar as barreiras do budget limitado; e como divulgar para os colaboradores assuntos estratégicos para a companhia. A tarde foi dedicada à comunicação interna no setor público; novos paradigmas na era da hiperconectividade; e o desafio de uma grande fusão.

Ao final do congresso, uma conclusão: estamos no caminho certo ;)