Como a Copa do Mundo pode ser envolvida na comunicação interna

A cada quatro anos, o Brasil para e celebra a festa da Copa do Mundo. O evento consegue mobilizar quase o País inteiro, mesmo aqueles que não se consideram fãs do esporte. A euforia característica dessa época do ano é capaz de alegrar até os mau humorados e aproximar todos os tipos de pessoas.

Em um mundo corporativo em que a comunicação interna ganha cada vez mais atenção e se mostra indispensável para o bom andamento dos negócios, alguns responsáveis por empresas podem se perguntar: como fazer com que a Copa motive meus Colaboradores? Há alguma maneira de mobilizar os funcionários aproveitando esse período do ano?

A resposta é: sim! Saber aproveitar eventos externos é um ótimo caminho para o fortalecimento da comunicação interna das empresas. No caso da Copa do Mundo, o trabalho em equipe visto dentro de campo pode ser levado para fora dele. O trabalho deve ser feito para que os Colaboradores “vistam a camisa” da empresa em que trabalham, reforçando a ideia de um time em que todos têm seu espaço e sua importância.

É possível também fortalecer o papel de liderança e ratificar a importância do comprometimento de cada um dos Colaboradores, que, juntos, podem vencer os obstáculos e alcançar os objetivos em seu serviço, apesar da pressão que possam encontrar no caminho.

Com um bom planejamento e criatividade, as atividades desenvolvidas para o período podem aproximar as pessoas de diferentes áreas e departamentos. Para isso, a empresa pode organizar jogos internos, bolão, prêmios, sorteios de produtos relacionados à Seleção Brasileira, bandeiras espalhadas pelo espaço comum, campanhas com a temática da Copa e até mesmo palestras com personalidades do futebol.

Tabelas com os jogos da Seleção e troca de figurinhas do álbum da Copa também são opções bem humoradas e criativas de envolver os funcionários.

Além das medidas pontuais, os jornais e boletins internos, newsletter, intranet e murais, utilizados durante as outras épocas do ano, são fundamentais para a divulgação e sucesso da ação e podem inclusive ganhar uma personalização condizente com o tema.

O responsável pela comunicação interna deve aproveitar a paixão e o espírito de confraternização que o futebol desperta nos brasileiros para otimizar as relações que acontecem dentro da empresa.

Nós aqui da P3K já estamos planejando campanhas e ações para 2014, que está logo aí! Conte conosco para jogar no seu time!