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Por que a qualidade de vida no trabalho otimiza os resultados do Endomarketing?

Pensar no sucesso de um negócio implica refletir sobre as relações estabelecidas com os funcionários. Propiciar uma boa qualidade de vida no trabalho é fundamental e fortalece o importante papel do Endomarketing.

O marketing interno tem a missão de melhorar a imagem da empresa junto aos seus empregados. Sendo assim, promover intervenções que demonstrem aos profissionais que eles são parte integrante da organização, e que ela se preocupa com o bem-estar deles, é essencial.

Para tanto, as ações promovidas precisam encontrar consistência em sua divulgação para que surtam os efeitos desejados. Caso contrário, serão investimentos que dificilmente terão retorno.

Se você quer saber como otimizar os resultados do Endomarketing proporcionando maior qualidade de vida no trabalho, acompanhe este post!

A importância do Endomarketing

O Endomarketing é um conceito vindo da Administração. O termo significa, em suma, o marketing voltado para o público interno da empresa, ou seja, o funcionário. Os maiores responsáveis por ele são o RH, o setor de Comunicação Interna e a própria equipe de marketing.

Sua principal função é melhorar o desempenho das equipes, gerando engajamento e motivação por meio da interação entre a organização e o funcionário. No entanto, o trabalho do Endomarketing precisa ser incisivo e, ao mesmo tempo, sutil.

Suas ações exigem um planejamento estratégico acurado. Elas envolvem a criação de programas que fortaleçam a marca da empresa de forma tangível, saindo do campo das palavras e das ideias e suprindo as carências reais dos empregados. Sempre objetivando os melhores resultados para a corporação.

A importância da qualidade de vida no trabalho

Atualmente, o salário e os benefícios exigidos por lei não são mais os protagonistas na hora de escolher uma vaga de emprego para se candidatar. Os profissionais têm buscado organizações que reconheçam o papel dos seus funcionários, oferecendo a eles incentivos extras.

Isso se dá porque, se antes as empresas ocupavam a posição de detentora da decisão final, agora, com a globalização e o consequente aumento de formação e informação dos indivíduos, eles também podem escolher onde querem trabalhar.

Dessa forma, para atrair e reter verdadeiros talentos é preciso reformular a maneira como os funcionários são tratados e abrir mão de uma gestão que não valorize o público interno da corporação.

A qualidade de vida no trabalho entra nesta equação, pois com a grande oferta de oportunidades do mercado, empresas que proporcionam subsídios para que o trabalhador se desenvolva pessoal e profissionalmente ganham lugar de destaque na disputa por bons profissionais.

Felicidade no trabalho

Pesquisas vêm demonstrando que a saúde — física e mental — está diretamente ligada ao fato de se sentir realizado profissionalmente. Trabalhar apenas para pagar contas é algo que está cada vez mais distante da realidade das pessoas. E esse é um dos motivos pelos quais os indivíduos têm buscado a completude profissional.

Tal procura é norteada pelo fazer o que se gosta, em um ambiente harmônico e acolhedor, com oportunidades reais de crescimento e remuneração satisfatória. Esses são elementos básicos para que haja uma dedicação absoluta do funcionário.

É muito pouco provável que alguém se entregue integralmente às suas funções se não se sentir pertencente àquele ambiente. Afinal, a produtividade está diretamente associada à felicidade.

Benefícios que podem ser ofertados

Oferecer benefícios que atendam às necessidades dos empregados mostra que a organização se preocupa com o bem-estar deles e os valoriza, gerando maior satisfação. Profissionais que veem essa atenção lhes sendo direcionada se sentem mais motivados e trabalham para garantir o sucesso da empresa.

Portanto, para fidelizar uma equipe, a corporação necessita investir em métodos que ultrapassem os benefícios obrigatórios. Listamos, abaixo, algumas sugestões:

Vale cultura

Ter momentos de diversão fora do horário do trabalho é importante para que o funcionário se desligue de sua rotina e possa descontrair um poucos com a família. O vale cultura pode ser ofertado em dinheiro ou por meio de descontos em cinema, teatro, shows, livros etc.

Bolsas de estudo

A maioria das pessoas sentem apresso por adquirir mais conhecimento. Os resultados do aprimoramento por meio dos estudos são vantajosos tanto para os profissionais quanto para a empresa, que passa a ter profissionais mais qualificados. A organização pode firmar convênios com instituições de ensino e ofertar bolsas integrais ou parciais.

Espaços de descanso

Já foi comprovado que as pausas durante o expediente são necessárias para uma melhor atuação. Elas trazem benefícios como maior concentração, diminuição do estresse, aumentam a criatividade e melhoram a produtividade. Disponibilizar um espaço para que essas pausas sejam feitas ratifica o cuidado com os funcionários e melhora o desempenho da equipe.

Ginástica laboral

Feita em pequenas pausas no horário de trabalho, a ginástica laboral fortalece a musculatura, auxilia na postura e evita problemas decorrentes do esforço repetitivo. Os exercícios, que devem ser orientados por um profissional da Educação Física, melhoram o desempenho dos empregados e aumentam a interação entre eles.

Convênio com instituições de beleza e academia

Cuidar do corpo está entre os itens fundamentais para se obter uma maior qualidade de vida. Ter convênios com academias e instituições de beleza incentivam tal prática. É ainda melhor que os locais conveniados sejam próximos à empresa, assim as atividades podem ser feitas no horário de almoço, antes ou depois do expediente.

Plano de saúde

Consultas médicas particulares costumam ter um preço bem salgado. Porém, algumas vezes são indispensáveis. Ter um plano de saúde garante um atendimento especializado, permitindo que o funcionário cuide da sua saúde com mais tranquilidade por ter acesso a preços menores. Existem vários tipos de planos, a cobertura pode ser acordada com cada profissional a fim de atendê-los no que eles mais necessitarem.

Flexibilidade de horário

Ter horários flexíveis permite aos profissionais resolver suas questões fora do horário de trabalho, sem que suas funções sejam prejudicadas. Cada vez mais esse diferencial tem sido adotado pelas empresas, pois diminui os atrasos e o absenteísmo.

Home office

O trabalho remoto, feito de casa ou de onde for mais conveniente para o empregado, é um benefício almejado por muitos. O profissional se livra do trânsito, pode trabalhar no conforto do seu lar e desfrutar de mais momentos com sua família e/ou ter mais sossego para exercer suas funções.

Vantagens da oferta de benefícios

A oferta de benefícios deve estar alinhada com as estratégias do negócio. As pesquisas de clima organizacional, nível de satisfação dos funcionários e retorno financeiro devem ser feitas periodicamente. Dessa maneira é possível mensurar o quanto as ações estão sendo vantajosas para a companhia.

O maior capital de uma empresa são as pessoas, elas definem o futuro de um negócio. Todo esforço feito para valorizá-las fortalece o vínculo entre empregado e organização.

Por isso, todos saem ganhando com os planos de benefícios. A empresa reduz o índice de turnover, atrai e retém os talentos, tem funcionários mais saudáveis e motivados. Tudo isso impacta diretamente na qualidade de vida no trabalho, que é fruto das ações implantadas no dia a dia da organização.

Pensar na cultura de uma empresa, com seus valores, sua missão e seu código de conduta faz com que o ambiente de trabalho seja mais agradável. Agir com transparência, incentivar feedbacks, fortalecer a comunicação etc. são ações que evitam ruídos, mas que também influenciam no clima da corporação, bem como promovem a qualidade de vida.

Diante disso, é essencial que as vantagens oferecidas sejam disseminadas de forma abrangente. Portanto, deve ser considerada a utilização de métodos eficientes como os praticados por uma empresa especializada em comunicação.

As ações do Endomarketing são potencializadas quando envolvem a qualidade de vida no trabalho, pois, gera confiança, motivação e fidelidade. Assim, os profissionais se tornam mais satisfeitos, produzem mais e melhor.

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