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5 vantagens indiscutíveis da Comunicação Interna para as empresas

5 vantagens indiscutíveis da Comunicação Interna para as empresas

Manter o diálogo e a transparência com os colaboradores traz muitos benefícios para o negócio, como maior envolvimento nas equipes, diminuição de falhas em atividades e economia. Além disso, as vantagens da Comunicação Interna também incluem aspectos subjetivos, como fortalecimento da cultura organizacional e manutenção da motivação dos colaboradores em épocas de crise.

Portanto, é importante planejar a execução desse processo visando à obtenção de melhorias para a empresa, além do aperfeiçoamento na interação com os colaboradores. É preciso focar na humanização das relações de trabalho, buscando o estabelecimento de laços saudáveis entre gestores, trabalhadores e a companhia.

Quando isso é alcançado, todos os lados ganham e o resultado para o ambiente empresarial é bastante positivo. Para entender melhor sobre o quão benéfico um processo adequado de Comunicação Interna pode ser, separamos 5 de suas principais vantagens a seguir. Confira!

1. Fortalecimento da cultura organizacional

Como mencionado, o fortalecimento da cultura organizacional é um dos benefícios obtidos quando a Comunicação Interna é uma das prioridades da empresa. Isso porque se torna mais fácil difundir os valores, códigos, normas, entre outros elementos que constituem a cultura corporativa. Dessa forma, é possível reforçar hábitos e comportamentos favoráveis às políticas e ao código moral da companhia.

Uma Comunicação Interna bem estruturada e fomentada pela companhia influencia positivamente o clima organizacional. Se avisos, orientações e outras informações circulam de modo claro, conciso e transparente, elementos que provocam desgastes à atmosfera corporativa ou que podem gerar uma cultura ruim são desestimulados, reduzidos e até eliminados. Entre eles, temos as fofocas, a chamada “rádio-peão” e o isolamento de colaboradores em “panelinhas”.

A Comunicação Interna também colabora para a criação de um clima mais participativo e o desenvolvimento de um senso de pertencimento a um grupo entre o quadro de colaboradores. Além disso, fomenta o sentimento de equipe entre eles.

Ela também ajuda a elevar o nível de confiança das pessoas, pois se sentem mais valorizadas quando a empresa comunica sobre o que ocorre internamente e até externamente.

2. Alinhamento dos propósitos

Um dos grandes problemas que acometem muitas organizações é a falta de propósito ou direcionamento que seus colaboradores sentem em relação às suas ações. Desconhecer ou não entender seus objetivos, tampouco as finalidades das atividades executadas, pode levar à desmotivação dos profissionais e à queda na produtividade.

Uma organização que tenha uma boa cultura e que consiga transmiti-la adequadamente terá colaboradores mais alinhados aos propósitos do negócio e também mais integrados aos seus processos. Graças a esses fatores, eles poderão trabalhar em sintonia, respeitando uns aos outros — e em conformidade com o que a empresa deseja.

Para solucionar esses desafios, é importante desenvolver um bom processo de Comunicação Interna, o qual deve apresentar, disseminar e reforçar frequentemente os propósitos principais do negócio (missão, visão e valores). Esse tipo de ação manterá os colaboradores focados em um sentido em comum, bem como alinhados às metas e objetivos organizacionais.

3. Ajuda na retenção de talentos

Quanto mais alinhados os propósitos da empresa e do colaborador, mais interessados em continuar sendo parte da equipe da companhia essas pessoas se sentem. Por isso, a Comunicação Interna é essencial para o processo de retenção de talentos, tornando-se uma área estratégica da empresa enquanto atua em colaboração com o departamento de Recursos Humanos (RH).

Uma companhia que organiza adequadamente sua Comunicação Interna e é transparente com seus colaboradores se torna um local mais agradável e interessante para se trabalhar. As pessoas se sentem mais valorizados e aceitas, reforçando o sentimento de pertencimento às suas equipes de trabalho e à organização. Desse modo, dificilmente um talento deixará a empresa.

Uma organização que valoriza e investe na comunicação com seu quadro de profissionais passa a ter uma rotatividade (turnover) menor, além de construir um time colaborativo, coeso e sintonizado. Dessa forma, é possível manter relações de trabalho a médio e longo prazo, o que contribui para uma maior sintonia em relação às necessidades do negócio.

4. Aumento do engajamento

Mais do que informar, a Comunicação Interna deve engajar e incentivar os colaboradores a agirem em busca de maior eficiência e produtividade em suas funções. Nesse sentido, as vantagens da Comunicação Interna bem-feita também incluem as melhoras nos resultados que cada colaborador engajado consegue trazer para o negócio.

Por exemplo, fora os aspectos relacionados às suas atividades, eles costumam falar positivamente sobre a companhia, até divulgando seus produtos e serviços gratuitamente. Eles também têm alto senso de pertencimento, bem como um elevado desejo de continuar integrando a empresa, de modo que tendem a permanecer mais tempo no empreendimento.

Esses profissionais ficam motivados, dedicando-se à procura do sucesso no ambiente de trabalho e da própria organização.

5. Gera resultados financeiros

Todos os benefícios apresentados anteriormente auxiliam nos resultados que podem ser alcançados por cada colaborador e pela empresa.

É muito benéfico para a companhia que cada colaborador enxergue como seus esforços e decisões profissionais na empresa colaboram para o alcance das metas e objetivos organizacionais. Isso demonstra sua relevância e importância dentro do negócio, o que é muito positivo para que os colaboradores se envolvam mais com a companhia e aumentem sua produtividade.

É papel da comunicação auxiliar no desenvolvimento dessa consciência nos trabalhadores ao informar sobre resultados, ações, decisões, entre outras atitudes individuais deles que tiveram impacto positivo na empresa. Isso gera uma relação maior de confiança com a companhia e satisfação profissional.

Além desses motivos, vale a pena destacar que esse processo fornece apoio em tempos de crise, pois colabora minimizando o impacto de informações negativas e priorizando o relacionamento com os funcionários. Consequentemente, fica mais fácil unir e direcionar esforços para a superação dos desafios corporativos de um momento delicado.

Devido a esses pontos, torna-se evidente que investir nesse processo pode elevar os resultados da empresa, além de deixá-la mais transparente e atrativa para os melhores profissionais do mercado.

Agora que você já sabe quais são as vantagens da Comunicação Interna, compartilhe o post em suas redes sociais para que os seus contatos também possam conhecê-las!

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