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7 melhores práticas para tornar a comunicação corporativa mais eficiente

A comunicação corporativa é um verdadeiro desafio para as organizações. Afinal, trocar informações com o público interno e externo demanda habilidade na composição das mensagens, a escolha dos mecanismos, seleção de dados e o manejo das respostas recebidas.

Mas essa tarefa pode se tornar muito mais fácil com o uso das estratégias certas. Preparamos este post especial com uma série de sugestões de práticas para tornar a comunicação corporativa mais eficiente. Ficou interessado? Continue com a gente e saiba mais!

O que é a comunicação corporativa?

Comunicação corporativa é a forma como a empresa se comunica com os profissionais e com o público externo (clientes, fornecedores, autoridades, stakeholders). Ela envolve um conjunto de ações para promover a troca de informações.

É bom lembrar que a comunicação empresarial deve estar sintonizada com a missão, os valores, a visão da organização e com a identidade da marca. É necessário adequar a linguagem e os veículos de intercâmbio de dados para cada público e contexto específico, mas a essência do negócio deve permanecer.

Que iniciativas adotar para tornar a comunicação corporativa mais eficiente?

Você pode adotar uma série de práticas para tornar a comunicação corporativa mais eficiente. Veja mais a seguir!

1. Comunique-se de forma clara e objetiva

Para realizar a comunicação corporativa, é fundamental conhecer o público a quem você destina a mensagem. É preciso adequar a linguagem utilizada de acordo com o contexto, idade, nível de instrução e interesses dos destinatários.

Além disso, clareza e objetividade são aspectos muito valorizados atualmente, pois eles contribuem para que as mensagens sejam facilmente compreendidas.

Atualmente, as pessoas não têm muito tempo disponível para acessar ou escutar mensagens extensas e prolixas. É preciso ir direto ao ponto, falando o que é essencial. Isso vale para qualquer canal de comunicação que a organização utilizar.

2. Mantenha a equipe informada sobre as mudanças e estratégias

Manter o time a par das mudanças e estratégias no empreendimento garante que as ações fiquem alinhadas com os propósitos preestabelecidos. Se o profissional não souber do que está acontecendo na organização, ele não será capaz de contribuir e pode até mesmo agir de forma contraproducente, sem saber.

As pessoas na empresa são parte de um sistema e para que elas possam colaborar, é importante que estejam informadas. Assim, não exclua grupos das informações e nem tenha segredos com relação aos temas do negócio. Os profissionais podem, inclusive, contribuir na busca de soluções, mas isso só é possível se eles estiverem acompanhando a realidade corporativa.

3. Escolha os canais certos para se comunicar

Escolher os canais certos é muito importante para promover uma comunicação eficiente. Você pode utilizar jornais da companhia, murais de avisos e também canais online. Redes sociais da empresa, grupos no whatsapp, e-mails corporativos são algumas ótimas alternativas para tornar os processos de intercâmbio de informação mais efetivos.

Outras propostas úteis são a TV corporativa, vídeos, softwares de gestão integrada e chatbots. Outras ferramentas viáveis são os aplicativos do Google, como o Google Agenda, para organizar tarefas de forma compartilhada entre os profissionais.

4. Otimize as reuniões

As reuniões são fundamentais para manter as atividades alinhadas no negócio. Elas são um momento de diálogo, troca de ideias e compartilhamento de propostas. Porém, é preciso ter cuidado para gerenciar esses encontros.

As reuniões devem ter uma duração definida, para que os profissionais possam planejar suas agendas, sem dificuldades. Isso também ajuda na programação do conteúdo a ser discutido, pois todos vão priorizar o que é essencial. É preciso estimular a objetividade na fala de todos os participantes para otimizar o uso do tempo.

Além disso, não é necessário convidar toda a equipe para participar dos encontros. O ideal é que haja menos pessoas nesses processos. Chame apenas quem vai ser essencial na discussão. Isso evita que alguns profissionais fiquem ociosos e entediados.

5. Inclua métricas para os profissionais

As métricas são recursos que ajudam a montar um panorama da situação do empreendimento. É importante mostrar o desempenho atual da empresa, fazendo comparativos com o passado, quais são as novas tendências, os objetivos a serem alcançados, metas atingidas, fechamentos de negócio, inovações e problemas que a corporação está enfrentando.

Com as métricas, é possível ter uma visão sólida da situação da companhia e desenvolver planejamentos para enfrentar os desafios. Assim, a equipe tem uma visão mais completa das atividades da companhia e pode ser mais proativa no dia a dia.

6. Incentive o diálogo

A comunicação é uma via de mão dupla. A empresa deve trabalhar para transmitir bem as informações, mas os feedbacks e respostas também são uma parte muito importante desse processo. É fundamental estabelecer uma cultura de diálogo no empreendimento, ouvindo as sugestões, ideias e propostas de profissionais.

Da mesma forma deve ser feito com clientes, fornecedores e investidores. A troca de conhecimentos deve ser estimulada e a companhia deve estar preparada para receber feedbacks negativos e críticas. Esses elementos são importantes para promover o aprimoramento contínuo do negócio.

7. Publique conteúdos de forma interativa e personalizada

Socializar a informação de forma descontraída e envolvente pode ser uma ótima forma de provocar o interesse do seu público. Uma linguagem adequada aos leitores, com traços da cultura da empresa, bom humor e interatividade pode ser uma ótima estratégia para envolver profissionais e atrair clientes.

Dessa forma, seu negócio fica associado a uma imagem positiva. Isso torna a equipe mais motivada e engaja os consumidores e stakeholders.

A comunicação corporativa é um importante recurso na relação da empresa com os profissionais. Por meio dela, é possível manter a equipe atualizada sobre o que acontece no negócio, o que permite alinhar as suas ações com os objetivos propostos.

O contato com clientes, fornecedores e stakeholders também necessita de estratégias adequadas de troca de dados e conhecimentos para que o empreendimento tenha bons resultados.

Para promover uma boa comunicação corporativa aposte nas tecnologias, estimule a equipe a dialogar, otimize as reuniões, escolha os canais que sejam mais adequados ao público e tenha clareza e objetividade no envio de mensagens.

E então? Gostou de saber as melhores práticas para tornar a comunicação corporativa mais efetiva? Assine a nossa newsletter e receba mais informações!

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