Como escolher os meios e ferramentas para efetivar a Comunicação Interna

A Comunicação Interna é a base estratégica para o alinhamento do discurso de uma organização. É ela a responsável por fazer com que todos os empregados construam a cultura da empresa com um mesmo discurso, tendo acesso ao modo de gestão, metas, resultados, serviços, produtos e mercados nos quais atua.

Por meio do estímulo ao diálogo, da troca de informações e de experiências e, especialmente, da participação de todos os níveis, a Comunicação Interna possibilita que todos os funcionários tenham uma visão compartilhada sobre os assuntos da organização, criando, assim, uma estratégica que transforme os trabalhadores em aliados da organização.

Para isso, existem diversas ferramentas disponíveis que podem ser utilizadas para difundir a comunicação na empresa. Vamos falar sobre as mais difundidas:

Revista

Traz um conteúdo predominantemente interpretativo e reflexivo, tem como característica a diversidade temática, podendo ter número de páginas fixo ou variar – de acordo com a necessidade de cada empresa.  Apesar de falar sobre a empresa para seus funcionários, a Revista é de circulação externa, ou seja, outras pessoas terão acesso ao conteúdo, por isso é importante selecionar as informações de forma estratégica.

Jornal

Publicação com número de páginas menor que o da revista, com conteúdo específico que pode conter informações sobre a empresa, novidades sobre os diversos setores, dicas, entretenimento, curiosidades e espaço para o uso dos funcionários. Hoje, as empresas optam pela Revista ou pelo Jornal, dependendo da quantidade de conteúdo e periodicidade que se escolhe. Assim como a revista, os impressos são distribuídos e podem incluir como público-alvo a família e comunidade do entorno.

Intranet

Rede digital interna utilizada como fonte de notícias, central de ferramentas e para a consulta de políticas, normas e regras da empresa.  Esse é o meio mais confidencial com o qual a empresa pode contar. É possível segmentar o acesso e liberar informações por perfil a cada nível hierárquico. Para os profissionais que trabalham com o computador, é uma ferramenta de comunicação que deve ser explorada ao máximo para a transmissão de conhecimento e direcionamento estratégico no dia a dia.

Newsletter

Boletim institucional enviado por e-mail e destinado a diferentes públicos da organização. O e-mail ainda impera como a principal ferramenta de comunicação de muitas empresas. O cuidado deve ser na periodicidade e no formato dos e-mails, que devem ser bem direcionados para que o receptor crie uma identificação imediata com o conteúdo. Também, não podem ser enviadas em qualquer dia ou por qualquer motivo, correndo o risco de serem ignorados na correria do dia a dia. Muitas empresas optam por ferramentas de popup que passam a mesma informação que iria por e-mail sem lotar a caixa de entrada dos funcionários.

Mural

Os murais são posicionados em pontos estratégicos das empresas para abrigar informações rápidas, de breve leitura. Podem ser usados para um tema específico para a área a que se destinam ou conter separação por editorias para atender a todos. Podem ser utilizadas para sensibilizar, aproximar e integrar as pessoas próximo às áreas de café ou bebedouro.

As empresas podem contar com todos ou apenas com alguns desses meios, o importante é analisar as ferramentas já existentes e os hábitos e perfis dos funcionários antes de adotar ou criar um novo mecanismo de Comunicação Interna.

O meio é importante para que a informação chegue aos interlocutores, mas o protagonista deve ser o conteúdo. A relevância dessas informações é que vai trazer credibilidade para cada um dos meios.

Quer receber mais conteúdo como este?
Assine nossa newsletter: