• P3K
  • Comunicação interna como área estratégica na empresa

Comunicação interna como área estratégica na empresa

Comunicação interna como área estratégica na empresa

No foco das discussões dentro das empresas e no meio acadêmico está a força da valorização das pessoas. Com isso, discute-se o papel da Comunicação Interna como área estratégica na empresa.

Área estratégica ou apoio para outras áreas?

Podemos dizer que as duas afirmações estão corretas!

Uma vez que temos as pessoas como centro da organização, pois são elas que executam o planejamento estratégico da empresa e levam os objetivos a serem cumpridos, o papel da Comunicação Interna toma cada vez mais status de área estratégica.

As empresas começam a entender que é por meio da Comunicação Interna, que forma, informa e engaja os colaboradores, que a cultura organizacional se estabelece e a empresa fica uníssona, apesar da atuação de diferentes indivíduos.

Falar com colaboradores que já possuem uma visão de mundo, modos de agir e culturas diferentes é um desafio para as empresas. Mas o discurso pode ser alinhado a partir da atuação efetiva de uma Comunicação Interna ligada diretamente à direção, com foco em reforçar o planejamento estratégico e fazer com que as pessoas entendam os objetivos da empresa e se identifiquem com eles.

Esse alinhamento só é possível quando a Comunicação Interna atende às expectativas do planejamento estratégico e, ao mesmo tempo, se entende com as áreas de forma a identificar quais são as informações mais relevantes.

A Comunicação Interna não define o que é mais importante para a empresa, mas tem meios de, com essa informação em mãos, desenvolver ações que façam com que toda a empresa atenda ao que preconiza a direção. É a Comunicação Interna que vai valorizar a relevância das informações e dar o tom que merece para que os colaboradores entendam e se engajem na direção do cumprimento das metas.

Sendo assim, alinhamento com o planejamento estratégico e forte atuação junto às áreas são dois aspectos que definem a Comunicação Interna como área estratégica, diretamente ligada à rentabilidade de uma empresa.

Quer transformar a Comunicação Interna da sua empresa?

Great Place To Work
Logo P3K