Como sua empresa recebe seus possíveis colaboradores?

Quando lidamos com o público, o cliente tem sempre razão, certo? Dedicamos grande parte de nosso tempo para pesquisar, entender e oferecer serviços e produtos que atendam as necessidades das pessoas que irão fazer uso do nosso trabalho.

Porém, nem sempre nos atentamos para outro tipo de cliente: o interno. Os clientes internos, ou colaboradores, também devem receber atenção e serem considerados fundamentais para o bom andamento de qualquer empresa. São eles um dos responsáveis por divulgar a marca e trabalhar para que ela se consolide cada vez mais no mercado de atuação.

Sendo assim, o respeito e dedicação para com eles devem começar já na entrevista, pois é nela que o possível colaborador vai conhecer mais sobre a empresa, suas atividades e o ambiente em que poderá trabalhar. Caso um colaborador em potencial vá para uma entrevista em que o representante da empresa se atrase ou não demonstre o devido interesse, a motivação dessa pessoa já começará a diminuir – antes mesmo de ser contratado.

Além das entrevistas em si, um dos pontos mais importantes em um processo seletivo é o feedback. As pessoas que participam de uma entrevista ficam com expectativa de receber uma resposta, saber se foram aprovadas ou não. A demora por esse feedback ou até mesmo a falta dele é uma das maiores frustrações para aqueles que estão em busca de um emprego, e dificilmente esse candidato participará de outros processos seletivos na empresa.

Assim, as empresas devem humanizar o máximo possível os processos seletivos, para que os novos colaboradores já se sintam à vontade desde o primeiro contato. O departamento de Recursos Humanos deve estar preparado para atender bem essas pessoas do começo ao fim o processo.

Em um mercado em que a humanização é um diferencial, o tratamento dado aos colaboradores é crucial. Afinal, toda empresa é composta por pessoas!