Intranet ou rede social? Os dois!

Muito além de ser um repositório de informações corporativas, as intranets têm se transformado em verdadeiras redes sociais da empresa, contribuindo para a disseminação de informação, inclusive servindo de subsídio para a tomada de decisões empresariais.

Ilustração de Nan Lawson

A incorporação de ferramentas de redes sociais nas intranets acaba gerando uma mudança de paradigma importante nas empresas, que antes, tradicionalmente, impediam o acesso dos colaboradores a um ambiente de troca de informações online. A implantação de uma rede social corporativa na intranet traz o foco da navegação para as pessoas, não apenas para o conteúdo.

O desafio das empresas é capturar o conhecimento disperso de seus colaboradores para promover a inovação, e é possível viabilizar essa troca de conhecimento por meio de ferramentas que integrem o conteúdo disponível à interação dos colaboradores.

A tecnologia disponível é capaz de separar espaços e dar permissão para determinados grupos de pessoas a fim de que se mantenha a segurança durante a troca de informações entre os colaboradores. O principal objetivo de uma rede social como intranet é proporcionar a construção de conhecimento coletivo, conhecimento este que está cada vez mais sendo solicitado nas empresas (gestão do conhecimento).

A experiência das empresas mostra que o colaborador é quem está mais preparado para propor soluções inovadoras, baseando-se em sua vivência pessoal e ao conhecimento que detém dos processos e produtos. Sendo assim, um ambiente de conhecimento colaborativo pode trazer as melhores soluções para importantes questões, até mesmo para visualizar necessidades que nem mesmo a direção tinha percebido.

A rede social interna pode ter várias seções:
Wiki para registro e consultas de políticas, procedimentos e dúvidas frequentes.
Twitter (interno), para troca de informações rápidas e informais.
Blog para espalhar conceitos, campanhas e novidades.
Mensagem do líder, que pode ser em forma de twitter ou artigo do blog.
Aplicativo de fotografias e vídeos para compartilhar momentos.
Classificados para gerar maior interação e prestação de serviço.
Comunidades de desenvolvimento social, que promovem campanhas voluntarias.
E o que mais seu público desejar!

A tecnologia é a maior aliada da comunicação! E se você também tem um público offline, saiba que é possível integrar as informações da rede com seus painéis digitais (mural digital).

Para transformar ou construir uma intranet no formato de rede social, algumas ferramentas são essenciais. Para tal, conte com a P3K desde o levantamento das necessidades até a preparação de soluções completas, com planejamento e implantação de tecnologia. Inclusive, é necessário desenvolver uma política de uso das redes sociais para que toda a empresa fale a mesma língua na internet.

Como mostra o último vídeo criado pela Box184 (empresa de pesquisa especializada em tendências de comportamento e consumo ), é preciso dar mais ritmo para as relações de trabalho, pois o comprometimento profissional não é apenas uma convenção, é algo que surge de forma natural de experiências realmente engajadoras.

Cada vez mais é importante para as pessoas ter um propósito profissional que vai além do dia a dia, e as redes sociais, sejam elas internas ou externas, promovem engajamento, troca, criação e compartilhamento de ideias e projetos.

Conte com a P3K!

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