Confiança, orgulho e camaradagem

Agora pouco li que “um excelente lugar para trabalhar é aquele onde existe confiança, orgulho e camaradagem”. Está no livro “Comunicação interna – A força das empresas”, em um texto de ¹José Tolovi Júnior.

Marco Ornelas, consultor e psicólogo com especialização em comportamento organizacional, também defende que o clima saudável é, hoje, mais valorizado que a remuneração. E, a cada dia, é possível ler mais sobre resultados conquistados por meio de relações de confiança, não é verdade?

O relacionamento interpessoal está presente em todos os momentos de nossa vida, podendo servir de alavanca para o sucesso ou ruína de nossa carreira. Nossa forma de ser, pensar e agir influencia totalmente o ambiente. Se instaurarmos um clima harmônico e de respeito, receberemos um ambiente sadio.

Assim também é com relação ao ambiente profissional. A atmosfera pode estimular a autoestima dos funcionários, com o incentivo a participação nos negócios, a manutenção de informação, liberdade de expressão e reconhecimento profissional.

Segundo pesquisas, funcionários com baixos índices de motivação utilizam somente 8% de sua capacidade de produção em contraponto a 60% daqueles com altos índices de motivação.

Se estas características estão longe da sua realidade, saiba que existem opções para os que desejam trabalhar dentro de sistema de valores participativos e justos. Particularmente, estou, cada dia mais certa que pessoas maduras escolhem o sistema de valores pelo qual desejam viver e trabalhar.

Mas isso é só uma opinião.
E você? O que pensa a respeito?

Quer receber mais conteúdo como este?
Assine nossa newsletter: